A Capa


Psicólogo Pedrosa Responde: Namoro uma mulher mas transo com homens. Sou bissexual?

Por João Batista Pedrosa* em 26/05/2011 às 15h01

Psicólogo Pedrosa Responde: Namoro uma mulher mas transo com homens. Sou bissexual?

Estou me relacionando com uma moça faz 10 anos. Nossa vida sexual é morna, fazemos sexo de vez em quando. Ela não me procura muito. Eu também não faço muita questão. Ela é um moça boa, dedicada e batalhadora. Gosta de cuidar de mim. Sempre tive uma vida paralela saindo com carinhas que conheço na net. Tenho uma f*da fixa que é um padre do interior que conheci numa sauna. Encontro com ele quando ele está de folga para sexo ativo. Não tenho interesse em sair com mulher. Quando saio é porque estou na farra com o pessoal do trabalho e aí vamos zoar com umas p*tas na rua Augusta. Não me considero gay e sim bissexual. O que o senhor diz disso?Vitor (São Paulo - SP)

Vitor, a questão da bissexualidade é sujeita a controvérsia. O que se divulga na literatura é que a bissexualidade é um terceiro tipo de orientação sexual. Esse ponto de vista é defendido por muitos teóricos. Talvez, ainda, influenciados pelo trabalho (década de 1940 - EUA) do sexólogo norte-americano Kinsey, que na época defendeu a ideia de que todos nós nascemos bissexuais. Ele criou uma escala de 0 a 6 de hétero a homo, e classificou a população dentro dessa escala obtendo uma distribuição estatística em forma de sino. Hoje se sabe que este modelo criado por Kinsey é um modelo morto que não corresponde à realidade. Essa opinião é do neurocientista e pesquisador Dean Hamer (EUA), que na década de 1990 fez uma extensa pesquisa sobre gene e homossexualidade.

A equipe de Hamer concluiu que a orientação sexual em homens não é em forma de sino contínua, mas um jota bimodal. Numa extremidade alta do J, concentram-se 95% dos homens heterossexuais e, em outra extremidade, a perna do J, os 5% dos homens homossexuais. Ele, a cientista Angela Pattatuci (Universidade de Illinois - EUA) e equipe chegaram a essa conclusão depois da análise criteriosa de 114 famílias com homossexuais.

Portanto, existem duas orientações sexuais: a majoritária (heterossexual) e a minoritária (homossexual). E o que seria a bissexualidade? Não é um tipo de orientação sexual, mas sim um tipo de comportamento sexual atípico. Menos de 2% de qualquer população se declara bissexual.

Numa importante pesquisa realizada no Brasil, 92,0% dos homens entrevistados se declararam heterossexuais, 6,1% homossexuais e 1,8 % bissexuais (pesquisa intitulada Estudo da Vida Sexual do Brasileiro compreendeu 7.103 entrevistados em 13 estados, dos quais 54,6% do sexo masculino e foi realizada pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo em 2002).

Comprovei essa ideia de Hamer. Na minha experiência clínica, atendi e atendo muitos homens que se dizem bissexuais. Quando pesquisamos mais a fundo o histórico desses clientes, fica evidente que a preferência da maioria é pelo sexo gay. Mas então por que saem com mulheres e/ou são casados com mulheres? Aí, cada caso é um caso. É a tal da idiossincrasia ou história única do indivíduo e a funcionalidade dos seus comportamentos. Muitas vezes a funcionalidade é uma fuga/esquiva da punição homofóbica.

Você é um exemplo típico: sua orientação sexual é homossexual (tem frequência maior de sexo gay) e mantém relação hétero quase que exlusivamente com a sua mulher, ou seja, apresenta um comportamento sexual bissexual, no entanto, você é orientado para a homossexualidade.

A maioria dos gays não apresenta o comportamento sexual bissexual. A prática sexual é exclusivamente em consonância com a sua orientação sexual, ou seja, o sexo homossexual. Uma minoria dos gays apresenta o comportamento bissexual. Mais raro, ainda, é um homem orientado para heterossexualidade que pratica o sexo gay. São comportamentos mais complexos onde outras variáveis controlam o comportamento desses indivíduos.

* João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.

Link

Comentários








Flávia: Concordo plenamente com o Dr.Pedrosa, não acho que bissexualidade seja de fato uma "orientação sexual" , e sim um comportamento atípico...e tb em muitos dos casos uma fase de transição; a maioria dos homossexuais em um primeiro momento do processo de auto-aceitação se declararam bissexuais,antes de se aceitarem e assumirem por completo, falo por experiência própria... A pessoa pode até ter um comportamento bissexual contínuo e duradouro,porém ela sempre terá a preferência por um dos dois, o que por si só já descaracteriza a "bissexualidade como condição de "orientação" e sim de comportamento.

R.O.M: Nossa não sei o que acontece com esse Dr. Pedrosa... para ele todo mundo gay pelo menos em todos os e-mails que ele responde tratando de bissexualidade

Todo Mundo: O que eu li acima foi a resposta de um gay para um bi... típico... Por quê não abrir a mente e entender que sexualidade é que nem digital, cada um tem a sua (e diga-se: isso tb é outra TEORIA...teoria, pq certeza ninguém tem!!!). Só um bi entende outro bi, só um gay entende outro gay, e só um hetero entende outro hetero, mas devemos todos nos respeitar. Quantas vezes eu escutei de meus amigos heteros frases absurdas como " não sei como um homem pode beijar outro" e dos meus amigos gays ''nossa que horror não sei como ele consegue beijar mulher" e dos bi "como vc consegue ficar só com homem... ou só com mulher". Claro que a sexualidade sempre pode tender para um lado ou para outro, como o comportamento também, mas seu sentimento existe e só vc sabe onde ele(o sentimento) está, seja bi seja gay seja hetero, ele está lá dentro de vc, isso não muda, sexualidade é sentimento, comportamento é escolha. Podem dizer que isso ou aquilo não existe... bla bla bla... assim como dizer... por aí... q

Washington: Isadora Duncan, Leonard Bernstein, Sinéad O'Connor, Joan Osborne, Preta Gil, Lady Gaga, Freddie Mercury, Neneh Cherry, David Bowie, Angela Bowie (sim, pai e filha) são apenas algumas pessoas que se identificam como bissexuais e que viveram (ou vivem ainda) em ambientes extremamente liberais que poderiam optar por relacionamentos exclusivamente homo ou heterossexuais. Mas se assumiram bissexuais e estão (foram) felizes assim. Quem somos nós para julgá-las? Conheço um casal (constituído por um homem e por uma mulher) em que os dois são bissexuais e parecem felizes. Veja: décadas atrás categorias como transexual, transgênero, andrógeno, intersexo e tudo mais eram palavras desconhecidas nas ciências humanas e, no entanto, estão aí, hoje, presentes e aceitas como tal. Quem sabe num futuro próximo essa bipolarização homo-hetero será algo tão antigo, talvez novas sexualidades surjam...

Washington: Só corrigindo... Angela Bowie foi esposa, e não filha,de David Bowie...

Luciano: Se esse cara não é bissexual, ele é gay mesmo. Ele disse que não se considera gay, mas o lado homossexual dele é bem mais forte do que o lado heterossexual. É mais um covarde FDP traíra que não se assume e engana uma infeliz. Como essa mulherada é idiota.

Todo Mundo: Bom... continuando... (a partir de onde parou... né?!?) Podem dizer que isso ou aquilo não existe... bla bla bla... assim como dizer... por aí... que a homofobia no BraZil não existe. Sim o Z é um protesto, pode ser que no Brasil com Z a homofobia não exista mesmo... homofobia não existe!?! Se a sociedade já não aceita uma terceira opção sobre o assunto quem dirá quatro... e assim vai... né??? Pooooorrráááá... Adoro Luiza Marillac.

antonio: Concordo plenamente com Fláva. eu por exemplo quase me casei com uma mulher pra fugir da minha hossexualidade no entanto descobrir ser uma infeliz solução. pois só ia ser infeliz e fazer uma pessoa q não tem nada a ver infeliz, simplesmente pra parecer normalzinho perante a sociedade ipocrita e ingnorante. Por que o q tem de homem casado q são gays não é brincadeira. Então temos que ser muito homem pra procurar nos aceitar primeiro e assim as pessoas nos aceitar. é um processo uma coisas de cada vez. Mas minha vida melhorou muito depois q comecei abrir o jogo pras pessoas q gostos. Recebi apoio total pela minha atitude. Pois se eu quizesse continuar enganando todos eu conseguiria pois não exteriorizo minha homossexualidade, mas não faz parte da minha indole enganar ninguem ainda mais as pessoas q amo. Pessoas vamos criar coragem e começar a aceitar nossa vida como ela é. As pessoas se declaram bissexuais pra fugir de ser taxado, acredito q pra mulher é mais facil ser bi.

Dexter: Discordo completamente. Sou, ou melhor, me considero bissexual, e ao contrário do que diz o Dr. a minha preferência e predominância é 99% de sexo heterossexual, aliás, não só sexo, afetivamente tenho desejo 100% por mulheres, mas que ainda não me caracteriza como hétero pois mesmo que esporadicamente sinto desejo de sexo, apenas sexo, com homens, sendo que ultimamente, digo nos últimos 8 meses não tenho qualquer vontade de sexo gay. Ando pesquisando muito, tentanto entender o que sou, pois é muito complicado ser assim, e o que pude comprovar até então é que não existe regras quanto à esse "desvio" se é que podemos assim classificar. No meu caso vejo mais como um simples tesão momentâneo do que necessariamente uma condição permanente, ou seja, não me vejo assim para o resto da vida. A parte que concordo é que, sim, a grande maioria dos bissexuais tendem no final a se assumirem homossexuais. Isso é fato. A grande questão, o grande desafio é tentar viver normalmente no mundo hétero tendo

Che_gayvara: Gosto muito desta sessão no site,mas considero o Dr muito parcial.Ele diz em vários de seus comentários que naõ 'acredita' na bissexualidade,como se isso se tratasse de religião.Não vejo porque não transar com uma pessoa do mesmo sexo me considerando hétero ou do sexo oposto quando me considero homo,se sentir desejo. Os conceitos criados pelos estudiosos da sexualidade não deveriam ser levaos em conta,transe com quem te excitar!

Osmar: Não concordo inteiramente. Há sim duas orientações sexuais hetero e homo. Entretanto há uma grande quantidade de mulheres/homens que ao iniciar um desejo sexual , quando realizam , vão buscar novas experiências até chegar ao ponto de se relacionar com pessoas do mesmo sexo. Ou seja, é uma depravação e promiscuidade até a exaustão e aquilo não suprindo mais seus desejos, buscam novas aventuras e a bisexualidade é uma delas....mas é passageira

Djalmo: Bom, no meu caso eu tenho um relacionamento homossexual há 13 anos, mas tenho prazer em transar com mulheres. E aí, sou o que?

Flora Ramos: Boa materia! Parabens!

José: Djalmo, você é bissexual, sim! Eu existo, sabiam? E sou bissexua, siml!!!!

heder: Estou tentando entender porque me sinto atraído emocionalmente por uma mulher e desejo o sexo de um homem?! Bom, ja me apaixonei por varias mulheres do qual a ultima que me apaixonei esta com outro cara agora e isso me fez sofrer, porem o sexo com homens me excita muito! Tenho uma amiga que diz que isso é conversa de gays não assumidos, mas concordo plenamente com o Todo mundo, que gays sabem o que gays sentem e pessoas que tendem a bissexualidade sabem o que se passa em nossa mente, é como se gays e héteros não tivessem espaço pra crer que alguém pode se atrair pelos dois sexos ao mesmo tempo, como se a gente tivesse que escolher entre o preto e o branco e não existisse o cinza!

renato Leal: Minha namorada me contou que sentiu atração (adimiração) por uma menina colega, que mal conhece. Dias depois foi se masturbar e acabou pensando na menina, ou seja, se masturbou pensando na menina. Nosso namoro é quente, transamos e ela adora, goza e tudo, ela tem 18 anos e parece que está sem saber se é bi, ou se foi ´so uma fantasia. EAI?

Anterior  1  Próxima 

Ofertas Atirados

 

 

Ducha Anal de bolso In-m

 

Preço: R$ 14,90
PROMOÇÃO: R$ 9,90

 

 

Gel Deslizante 7 Sensações

 

Preço: R$ 49,00
PROMOÇÃO: R$ 38,00

 

 

Algema com Corrente

 

Preço: R$ 38,00
PROMOÇÃO: R$ 28,00

 

 

Bolinhas Tailandesas

 

Preço: R$ 29,00
PROMOÇÃO: R$ 19,90


É expressamente proibido a reprodução parcial ou total de qualquer conteúdo do site A Capa sem prévia autorização por escrito dos responsáveis.
A Capa na iTunes App Store A Capa no Android Market RSS Facebook Twitter SoundCloud
Cadastre-se no informativo