A Capa


Quem são os sodomitas hoje?

Por Márcio Retamero* em 08/10/2009 às 18h57

Certamente você já leu ou ouviu a palavra sodomita. Tal palavra é um dos inúmeros adjetivos que os homossexuais são chamados, principalmente pelos religiosos.


 Desde que iniciei esta coluna no "A Capa", recebo muitos, muitos e-mails de todos os lugares do Brasil e até de LGBTs brasileiros que residem no exterior. Um deles chegou há alguns dias e o rapaz que o assinava pedia minha ajuda: ele precisava entender o que se passava naquele momento com ele, pois tinha sido excluído de sua igreja por ser "sodomita". No e-mail, ele me pede explicações em relação à teologia inclusiva: "não creio que Deus me ame, pois sou um sodomita e você, reverendo, diz que Deus me ama e que podemos ser gays e cristãos! Me prove isso, pois quero tirar minha vida, não consigo viver sem Deus, sem a igreja, mas também não consigo deixar de ser um sodomita". Por razões que não preciso explicar, omito o nome do moço que, desesperado, me escreveu. Esta é a minha resposta para ele.

A palavra sodomita entrou para o vocabulário eclesiástico como sinônimo de homossexualidade no século XIII, na Idade Média. De adjetivo pátrio - sodomita era o indivíduo nascido na cidade de Sodoma (e Gomorra, na verdade uma região composta por cinco cidades, uma "pentápolis") - sodomita passou, então, a caracterizar os homens (sim, a palavra não é, ainda hoje, empregada às mulheres homossexuais) que mantinham relações sexuais com homens.

A "ideia" de chamar homens homossexuais de "sodomitas" foi retirada de um texto bíblico muito conhecido e até hoje usado pelos fundamentalistas religiosos como "prova" que a homossexualidade é uma abominação para Deus, pois, segundo eles, Sodoma e Gomorra foram destruídas com fogo e enxofre por conta do pecado da homossexualidade. Isso é verdadeiro?

O texto bíblico que nos relata a história de Sodoma e Gomorra encontra-se no primeiro livro da Bíblia, chamado Gênesis, pois suas primeiras palavras relatam, em chave teológica, a origem de todas as coisas. No capítulo 19 deste livro, que você pode ler aqui, tomamos conhecimento que Lot, sobrinho de Abraão que residia em Sodoma, recebeu a vista de "dois anjos disfarçados" de humanos. Tais anjos vinham de uma vista ao seu tio, que os recebeu de maneira hospitaleira.

Diz o texto que os anjos chegaram tarde a Sodoma. Lot encontrou-se com eles à porta da cidade e os convidou para passar a noite em sua casa. Os anjos recusaram o convite e disseram que passariam a noite na praça da cidade. Lot insistiu com eles, pois era perigoso dois forasteiros passarem a noite em local público numa cidade desconhecida. Eles acabaram aceitando o convite e se abrigaram na casa de Lot.

Somos informados, então, que depois de se lavarem e comerem, a casa de Lot foi rodeada pelos habitantes da cidade de Sodoma, "desde o mais moço até o mais velho", o povo inteiro sem exceção. Disseram a Lot: "Onde estão os homens que vieram à tua casa esta noite? Faze-os sair para nós, para que os conheçamos". Lot rogou que deixassem seus hóspedes em paz, que não lhes fizessem mal algum e ofereceu-lhes as filhas, "que não conheceram homem, posso fazê-las sair para vós; façais com elas o que vos parecer bom. Mas não façais nada a estes homens, que vieram à sombra do meu teto".

Os homens de Sodoma enfrentaram Lot e já iam arrombando a porta quando os anjos "os cegaram" e, trazendo Lot para dentro de casa, fecharam a porta. Rogaram os anjos a Lot que saísse com sua família dali, pois a ordem que eles tinham da parte de Deus era para destruir a cidade e seus habitantes, "pois é grande diante do Senhor o clamor que ela provoca". E assim aconteceu. Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo fogo e enxofre que "desciam do céu".


                

Uma das "regras de ouro" que aplicamos quando estudamos textos bíblicos diz que "texto fora de contexto é pretexto" e é verdade! O texto de Gênesis 19 é usado ainda hoje como pretexto pela ala fundamentalista do cristianismo para condenarem homossexuais, excluí-los, chamando-os sodomitas. Uma análise profunda do texto e do contexto nos prova que o pecado de Sodoma não era a homossexualidade e que chamar homossexuais de sodomita é erro crasso e desonestidade intelectual.

Em primeiro lugar, o contexto nos informa que antes mesmo de Lot habitar Sodoma, os habitantes desta cidade eram conhecidos por serem criminosos, portanto, pecadores diante de Deus (Gn 13.13). Portanto, Deus não destruiu a cidade por aquele episódio somente. Sodoma era "pecadora e criminosa" antes mesmo de ser visitada pelos anjos disfarçados de humanos. Em segundo lugar, vale observar um pormenor: o verbo empregado pelo autor (ou autores) do relato e traduzido para o português como "conhecer" ("yadhta", no original), aparece 943 vezes nas Escrituras Hebraicas ("Antigo" Testamento), mas somente dez vezes tem a conotação sexual.

Sabemos não apenas pelos relatos bíblicos e extra-bíblicos que guerras entre cidades eram comuns na Antiguidade. Espiões eram enviados para sondarem a terra, as fortificações, enfim, a defesa das cidades. Forasteiros eram vistos com muita desconfiança pelos habitantes locais e se suas atitudes fossem suspeitas, tais espiões eram "dominados" pelos da terra e era comum o estupro como forma de humilhação e subjugo. Lembremos que Lot habitava recentemente em Sodoma quando ocorreu este episódio e que tais homens eram desconhecidos dos habitantes. O fato de dois forasteiros se abrigarem sob o teto de outra família forasteira, gerou suspeição.

Em terceiro lugar, prestemos atenção à atitude de Lot, que ofereceu suas filhas para que os habitantes as estuprassem ao invés de fazerem "mal" aos seus hóspedes! A Bíblia Tradução Ecumênica (TEB) traz a seguinte nota de rodapé em relação ao texto: "O autor enfatiza a conduta dos habitantes de Sodoma para com os hóspedes, contrária à hospitalidade de Abraão". A Bíblia Anotada "New Oxford" afirma: "... a questão principal aqui é a hospitalidade aos visitantes divinos. Nesta passagem a sacralidade da hospitalidade é ameaçada pelos homens da cidade que queriam violentar (conhecer, yadhta) os hóspedes". Naquela época, a "Lei da Hospitalidade" era sagrada, pois muitos eram os nômades, os viajantes, os comerciantes etc. Num contexto onde usavam espiãos para relatórios sobre o terreno, a fim de saque, era preciso proteger os que sem nenhuma má intenção passavam pelas cidades.

Contudo, pode ser que pelo uso milenar do texto pelos líderes religiosos como exemplo cabal da condenação divina aos homossexuais e à prática homossexual, você ainda não está certo de que o pecado de Sodoma não tem nada a ver com homossexualidade. Será mesmo que o verdadeiro pecado foi o desrespeito à Lei da Hospitalidade? Jesus tinha certeza que sim! Em dois textos dos Evangelhos (Mateus 10.15 e Lucas 10.12) Jesus usa Sodoma e Gomorra como exemplos de cidades pecaminosas, ou seja, não hospitaleiras quando Ele enviou seus discípulos para a missão, dando ordem de sacudirem o pó das cidades que não os recebessem.

Mas está no livro do profeta Ezequiel a prova cabal de que o pecado de Sodoma e Gomorra não foi o sexo entre homens (aliás, em todo o relato, não encontramos intercurso sexual, mas somente a intenção de estupro, conforme vimos). Diz Ezequiel contra Jerusalém, tomando como exemplo a cidade de Sodoma: "Eis que esta foi a iniquidade

Link

Comentários








Cláudio Serrano Bravo: Uau!!! Parabéns pela matéria! Normalmente não me dou ao trabalho de ler as matérias, uma vez que a maioria é dedicada à fofoca sobre a vida alheia, mas confesso que desta vez me surpreendi. Seria fantástico ver mais matérias desse nível. Mais uma vez, Parabéns!!!

RobertoBH1: Excelente e muito bem fundamentado o texto. Divulguem por todas as mídias, inclusive as que atingem a mais pessoas envolvidas com religiões, pra que reflitam mais sobre o mandamento considerado o supremo da igreja cristãs: "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS".

Qados: Uau, não sabia nada disso, me interessarei mais pelo assunto!

Pequeno Príncipe: Muito boa essa interpretação da Bíblia, nunca tinha observado por esse ângulo. No entanto, fica ainda dúvidas em relação a pergunta do "moço". Há uma passagem no A.T. em que segundo está escrito, Deus atrevés de Moisés diz que não se devia deitar-se homem com homem; e no N.T. há uma passagem que diz os afeminados não herdaram o Reino dos Céus. Por favor, gostaria que me respondesse sobre essas passagens. Obrigado!

Cardo: Sodomitas são os que estupram publicamente, seja pelas pregações e a formação de opinião, seja pela exploração dos canais da mídia e sua interferência na manutenção de "status quo", os sonhos e os direitos de milhares de cidadãos que desejam tão somente caminharem no solo firme da verdade, a verdade do ser (sem medo de ser), exercitando os benefícios da cidadania e contribuindo para a solidez da democracia. Assim, não apenas um governador de Estado, mas também toda uma ala ultra-conservadora presente no Parlamento, que, embora saibam que "todos são iguais perante a lei", tendenciosamente "estupram" as lacunas, ampliando a (h)imen-sidão da desigualdade, a pretexto de "defenderem" o conceito que eles mesmos dão à família! Parabéns pelo artigo!

Rev Márcio Retamero: Para o leitor "Pequeno Príncipe": as passagens que você cita e que estão nos livros do Levítico e Primeira Coríntios, respectivamente, serão analisadas no III Seminário sobre Bíblia e Homossexualidade em SP e no RJ conforme indicado no texto. Caso você não possa participar de nenhum dos dois eventos, aguarde que oportunamente escreverei sobre os mesmos aqui mesmo. Um abraço e obrigado por ler! Indique aos amigos, família e demais a nossa coluna.

Heitor Carlos: Parabenizo pela imensa sabedoria que Deus lhe deu,... espero que todos os pastores, bispos, diaconos,... do mundo todo e principalmente de Betel possa sugar do senhor toda essa sabedia e conhecimento,... tem coisas que muito mais fácil se explicar e conquistar quando se tem sabedoria,... Parabéns meu pastor,... Obrigado pro divulgar e praticar um evangélio verdadeiro,.... Saudades,...

Pierre: Rev. Márcio, parabéns! A sua exegese está em conformidade com a maioria dos exegetas que trabalham com teologia academica.ötimo... Adorei

Lea: Maravilhoso!!! A ignorância é a mãe de todo o tipo de preconceito. Trazer à tona essas verdades contribui para tirar a venda dos olhos de muita gente boa que se deixa enganar pela falacia de "religiosos" inescrupulosos. Sodomitas, de fato, são essa gente hipócrita que usa da bíblia para excluir e matar. A verdade liberta. Viva a diversidade humana!!!

Rose: Parabenizá-lo seria repetitivo, mas desejo que nosso Deus continue te abençoando com sabedoria, graça, unção, serviço, dadivoso, enfim, você é um homem íntegro e que respeito muito. Muita paz prá vc e sua família. Me orgulho de tê-lo próximo a mim. Bj grande.

Alexsandro: Muito bom esse texto!Eu acredito que no dia que essas pessoas que classificam os homossexuais como"sodomitas"buscarem Deus e não o fanatismo religioso,com toda a certeza terão amor no coração ao invés do ódio de seus preconceitos.

Renato: Belo texto, sou Catolico, sei que minha Igreja condena esta pratica, mas creio que tenho que entender o motivos que à levar a condenar. Contudo luto para que este pensamento mude e se transforme que ela possa ver o que realmente estes textos visão, e que o que realmente é pecado, é usar do mal da injustiça para com proximo. Rezemos por uj mundo novo, um mundo sem desegualdade onde possamos viver sem o tormento da condenação que só faz mal ou ser humando. Valeu pel texto!

Marco: Sodomita, como costumo dizer, é o ganacioso na acumulação de riqueza (hoje do capital) frente as desigualdades sociais, a miseria, a fome, e a intolerância com relação a alteridade, seja ela qual for, até mesmo, de outro credo.

Synthia Xavier : Reverendo Márcio Retamero lhe amo muito por isso sou sua ovelha amei a coluna esta belissima meus parabéns lhe amo sabe disso..

Tiago Vendramini: Perfeito o texto bem elaborado. Mas com relação a isso mantemos nossas posturas que teremos nosso respeito.

soares: E o que me diz do texto de Levítico cap. 18 vers. 22 e 23?

Linda Emanuély: É como eu sempre digo: - TODOS RESPEITAM OS EVANGÉLICOS, MAS OS EVANGÉLICOS NÃO RESPEITAM NINGUÉM, PENA EU NÃO PODER EXPRESSAR DA FORMA QUE GOSTARIA O QUE SINTO POR ELES! Mas não vou terminar sem antes derramar meu veneninho - os sodomitas morreram queimados e algo semelhante a eles morreram afogado quando Nóe contrui a arca. Sendo assim penso que aquela gente toda que morreu de forma trágica talvez sejam os evangélicos de hoje! LINDA EMANUÉLY - SEMPRE LINDA EMANUÉLY!

Rafael Sanzio: Entendo toda a defesa em respeito da causa. Iagino que naum era apenas o homossexualismo que DEUS CONDENAVA MAS MUITOS PECADOS. cREIO QUE os textos referidos tem a ver concerteza e com base teoricas que eles qeriam sim ter relaçoes sexuais com os anjos. " UMa coisa é certa, DEUS NÃO ODEIA OS HOMOSSEXUAIS MAIS O QUE eles fazem pois seu templo pertence a DEUS...naÕ EXISTE PECADO PEQUENO OU GRANDE MAS PECADOOO"... naUM SE PREOCUPE, SOU protestante e defendo as minorias e prego a tolerancia... Bju...

Claudio: Quero parabeniza-lo por abordar um assunto tao polemico :Biblia e Homossexualismo, precisamos colocar mais textos desse tipo em revista, jornais e ate tv, para q a sociedade fique conciente de nao somo uma praga...

j.silva: caro maigo desta coluna,peço licença p/ fazer meu comentário. Voçe acha que Deus não condena á prática do sodomismo? por que Deus criou macho e femea se o homem é a imagem de Deus? Gn 2.24

alfredo: Deus não existe! Se4 existisse seria o pior dos canalhas covardes, assim como esses que mal sabem ler, mas usam um texto antigo, complexo e primitivo para atacar os outros. Bicha que acredita em deus é o mesmo que bicha que gosta de levar porrada da polícia. O cristianismo é só uma doença inventada pelos covardes!!!

Fernando: Eu sou homossexual,e vivo muito assustado por constar na biblia que todos os gays serão condenado...e como jesus perdoa mulher adultera naquele tempo...tenho certeza,que jesus vai perdoar muitos...nimguem é homossexual porque queira! E acredito até, que jesus vai trazer a cura pra isso.

onis cesar: Esse tal teologo deve ser um objeto de estudo, porque não é normal que um homem que se diga (de deus) fique procurando na biblia, justificativas para a maior torpeza sexual que existe, o homossexualismo. Acredito que não passe esse Marcio Retamero de mais um endemoniado, como tantos que hoje habitam na nossa sociedade. Marcio, voce precisa de oração e vergonha na cara.

Sandra: Meu amigo, na bíblia fala q os homossexuais não herdarão o reino dos céus! Vc precisa de DEUS pra ter uma verdadeira libertação! ELE me libertou e liberta vc tbém se vc buscar isso de todo coração! DEUS ama o pecador, mas quer libertá-lo do pecado! Fiquem todos com DEUS.

Moises Barbosa da Silva: Seu Alfredo Deus não está preocupado pelo que vc diz de "Deus" não,Por que se vc queira ou não ele é Deus.

fabiano: Muito proveitoso este comentario.porem realmente nao se trata de homoxessualismo,mas num todo de desrespeito ao proximo.E o que me dizem sobre galatas quando fala sobre efemeros.

marcia valeria: quando vejo uma reportagem das igrejas dos gays,começo a imaginar,se esse povo não cair na realidade do que é verdadeiro,vão ser queimado no fogo do inferno igual foi com os sadomitas,por que estão agindo da mesma forma entristeçéndo o coração de deus,se eles estão pensando que no céu vai entrar imundiçe estão enganado,por que só vai entrar aquele que é lavado e remido no sangue de cristo ,pegam a bibliá e lêem em apocalipse cap:21versicúlo 8,e ver se la no céu tem lugar pra eles,bom se aceitar jesus de todo coração e se arrepender do que praticou,e ter uma nova vida com cristo o seu lugar estar guardado pra você.

mattoso: Pow muito legal a explicação, ao pé da atitude divina, sodomita é quem nascia na cidade de sodoma povo nao hospitaleiro, pow legal, parabens, texto esclarecedor.

....: A possoa que escreveu esse comentário conhece um pouco da biblia mas precisa ler mais, pois não podemos ignorar outras passagens que são mais claras a respeito da omossecsualidade.POR EXEMPLO :Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6:10

geys: amados não se confudam, Deus ama o pecador mas abomina o pecado a palavra de Deus diz que Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é. Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós. Levítico 18:22-24

Anterior  1 2  Próxima 

Ofertas Atirados

 

 

Jockstrap Sport - Branca

 

Preço: R$ 69,90
PROMOÇÃO: R$ 49,90

 

 

Jockstrap Topher - Preta

 

Preço: R$ 69,00
PROMOÇÃO: R$ 49,90

 

 

Jockstrap Colby

 

Preço: R$ 69,00
PROMOÇÃO: R$ 49,90

 

 

Jockstrap Wild Preta

 

Preço: R$ 69,00
PROMOÇÃO: R$ 49,90


É expressamente proibido a reprodução parcial ou total de qualquer conteúdo do site A Capa sem prévia autorização por escrito dos responsáveis.
A Capa na iTunes App Store A Capa no Android Market RSS Facebook Twitter SoundCloud
Cadastre-se no informativo